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... tudo começa com um plano de negócios!

É preciso definir um objetivo e traçar metas para alcança-lo.

Vou começar com uma pergunta simples para te dar um motivo de refletir e acompanhar este post até o fim!

Vimos em posts anteriores que toda empresa tem que definir um objetivo e traçar metas para alcança-lo, e mais, para isso é preciso ter planejamento, a questão é que considerando que para percorrer este caminho é preciso ter dinheiro como é possível a execução de um planejamento sem um orçamento disponível?


Vamos um pouco além? 


Vou colocar outra questão no ar para você refletir!


Vamos imaginar duas situações, a primeira é como podemos definir um orçamento de marketing para o inicio de um negócio e a segunda situação é como definir o orçamento de marketing digital para um negócio em andamento.


A primeira situação é mais trabalhosa e dependerá muito do seu plano de negócios, mais especificamente do seu poder de investimento. 


Uma empresa nova tem que fazer uma série de pesquisas, basicamente é preciso percorrer todo o caminho de construção do empreendimento, criar a Marca já é uma etapa bastante complexa, depois é preciso analisar o MIX de marketing (4 P.A.C), analisar a empresa (Análise Swot) e o mercado (5 Forças de Porter), construir, administrar e gerenciar o portfólio de produtos (Ciclo de Vida dos Produtos e Matriz BCG), tem bastante coisa para fazer, tudo isso e mais um pouco fará parte do Planejamento da Estratégico de um empresa em "inicio de carreira", no final de tudo basta definir o orçamento de Marketing.


UFA .... Nem acredito que fiz este resumo em poucas linhas!

Observação Importante... Amigo(a), a maioria dos temas mencionados acima foram abordados em posts anteriores, procurei em cada um deles ser o mais objetivo possível, não se atenha apenas a este conteúdo, é possível se aprofundar muito mais em cada assunto, você tem a opção de fazer contato comigo ou buscar na Web mais informações sobre os temas que mais te chamaram a atenção e que de alguma forma podem ajudar no desenvolvimento do seu negócio, afinal esse é o objetivo final.

A segunda situação salvo que seja feito um aporte para investimento em orçamento tem como métrica para cálculo de orçamento de marketing o exercício anterior.


Para o resultado de orçamento de marketing ficar completo usaremos como base de cálculo os dados de faturamento de um exercício anterior fictício e de 4 meses, agora, o que você acha de aproveitar a oportunidade para calcular e estabelecer uma meta de crescimento para o próximo ano?


Vamos por partes para não ficar complicado, primeiro você precisa montar uma tabela com os dados da sua receita mês a mês, isso é bem simples, e vamos aproveitar a mesma tabela para encontrar a taxa de crescimento e o valor da margem que você aplicará para conhecer o seu orçamento de Marketing, inclua na sua tabela os seguintes itens e me acompanhe no raciocinio...


Obs. Margem por venda é o valor que você usará como base para definir o orçamento de Marketing de um exercicio de projeção,

Como definir um orçamento para Marketing Digital

... e se você gostou do artigo faça um comentário abaixo, interaja e convide os amigos.

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Margem Por Venda

Tranquilo? Fez a linha mês a mês? Isso é básico de Excel hein... arredondei a linha Tt$ Mês mas os cálculos estão com numeros inteiros ok!



Continuando...



Existem outros itens interessantes de análise para outros fins que poderíamos incluir na tabela, mas para o que estou me propondo os dados criados no quadro 1 são o suficiente.


Montada a tabela, caso queira outras análises aplique a fórmula da Taxa de Crescimento, vamos falar da fórmula na sequencia, você pode definir a taxa de crescimento de numero de pedido, de faturamento, de numero de visitas e o que mais for importante para você fazer as analises que quiser, para esta tabela vamos saber a taxa do aumento de pedidos de venda, determinando os meses como coluna e o Nº de Pedidos/mês como a linha, se você aplicar a fórmula da taxa de crescimento nesta situação chegará a uma taxa 4% para a tabela do Quadro 1. 


Eu ia explicar aqui como calcular a Taxa de Crescimento para você mas encontrei um site que faz isso muito bem, super didático, acho que eu não faria melhor, veja depois que você terminar de ler este post, segue o link - Como Calcular Taxa de Crescimento


Calcule a taxa de crescimento no automático com o Excel, é bem fácil, montada a tabela mês a mês vá em uma célula qualquer e aplique a fórmula, esta eu vou tentar explicar porque é mais complicadinha, veja um exemplo da fórmula de Excel abaixo, no lugar de "Y" que é uma coluna insira a ultima célula da tabela, e no lugar de "X" que é outra coluna insira a primeira célula, a letra "L" é a linha da tabela e o 12 é o período em meses da sua apuração menos 1, não esqueça de selecionar a resposta em porcentagem.


=(YL/XL)^(1/12)-1     Fácil?

  Achou esquisita a explicação? Faça contato comigo que te ajudo!


Agora vamos entender como calcular a Margem que você irá utilizar como base para definir o orçamento de marketing para um exercicio ou período de projeção, vamos fazer o cálculo em reais e a partir daí obter o valor gasto de Marketing por venda, é simples, a partir da tabela que você construiu vamos calcular o valor total da receita (Nº Total de Pedidos do Período X Valor Médio de Venda do Período), o resultado do total da receita menos o total das despesas dividido pelo numero de vendas formará a Margem por Venda antes do Marketing.

Da forma que expliquei no parágrafo anterior ficou bem genérico e a coisa é simples mesmo, não tem o que inventar, reveja abaixo como foi feito o cálculo.

Cálculo Receita = (Nº Total de Pedidos do Período X Valor Médio de Venda do Período)

Cálculo Margem = (Receita - Total de Todas as Despesas do Período)/Nº Vendas da empresa

Lembrando que a Margem por venda é o valor que você usará como base para definir o orçamento de Marketing então como fica o cálculo considerando que já temos a receita?

Para ficar ainda melhor o entendimento usei os dados do exemplo dado no Quadro 1 e montei uma tabela do calculo da Margem por venda antes do marketing, veja como ficou!

Tabela Margem Por Venda

No exemplo acima com o resultado da Margem por venda antes do Marketing foi definida em R$19,6594, deste valor quanto você pode disponibilizar para o novo orçamento para os próximos quatro meses por exemplo? 

Para respondermos esta questão vamos criar um parâmetro, quanto foi o orçamento de marketing no periodo do Quadro 1? Veja o calculo na tabela abaixo!

Média Mensal de Montante

Qto da margem (R$) será disponivel para Marketing por venda?* 


No nosso exemplo qualquer valor até R$ 19,6594 para o novo orçamento estaria correto. Para o periodo de apuração (Quadro 1) a aplicação por venda foi de R$ 11,7981 e a Taxa de Crescmento de pedidos de venda foi de 4%, lembra que expliquei no começo do post?

Se o objetivo da empresa referente a Taxa de Crescimento e faturamento for o mesmo podemos apenas repetir o valor de R$ 11,7981 para aplicação, este valor é a nossa referência para descidir em aumentar ou não os objetivos financeiros e o teto é a Margem por venda antes do Marketing.

Uma questão importante que é preciso observar é se a disponibilidade da diferença entre Margem por venda e Orçamento de Marketing (Quadro 5) não está comprometida.

Você concorda?

​​​​​​​ 

Com tudo que foi dito até aqui, você concorda com a importância de definir o orçamento de Marketing para a sua empresa?


E no Próximo Post...


No próximo post eu vou te ensinar a definir a participação dos seus produtos no faturamento da sua empresa e usar as informações para a Matriz BCG, estas informações te ajudaram a entender o ciclo de vida dos seus produtos e escolher o melhor produto para uma campanha de Marketing de acordo com a necessidade da sua empresa, não perca!

Apuração Mês a Mês
Média de Montante

Como foi feito o cálculo?


O cálculo foi feito encontrando a média da receita (257.104,74/4=R$64.276,18) e depois dividindo esta média pelo numero de pedidos de vendas (R$ 64.276,18/5448)=R$ 11,7981, lembrando que a receita e o nº de pedidos foram retirados são do quadro 1.

Olha só que bacana, agora podemos saber quanto foi o orçamento de marketing mês a mês para o nosso exemplo, é simples, multiplique R$ 11,7981 (Quadro 3) pelo numero de pedidos do mês e você tem a resposta.

Agora a pergunta que não quer calar...

Escrito por Artur Marcondes em 17 de Julho de 2017

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Última Atualização em 20 de Maio de 2019