My Image

Growth Hacker... a nova pororoca

Como é, o que é, e como identificar o perfil de um Growth Hacker

Não tinha como eu ser diferente, toda empresa e profissionais de Marketing hoje no Brasil tem acompanhado nos últimos meses um novo movimento chamado Growth Hacking. Já temos grandes players do Marketing Digital na primeira página do Google explicando o que é um Growth Hacker, o que ele faz e como funciona esta nova estratégia.


Opa... Estratégia?


Um dos players que no formato "mais do mesmo"  conta a historinha e que explica um pouco de tudo isso é o gringo "Marketeiro" Brasileiro Nail Patel, também vou explicar um  pouco no decorrer deste artigo, mas mesmo assim, depois desta leitura não deixe de ver o artigo dele e tire suas conclusões.


Leitura: O que é um Growth Hacking - O Guia Passo a Passo


E então, será que você vai concordar que este movimento é uma nova estratégia?


Para os menos avisados sim, o movimento Growth Hacker é uma nova estratégia, não tenho dúvida disso porque agora toda ação de construção de estrutura de Marketing para gerar vendas e formar leads mudou de nome, agora tudo é "Hack"

Acredito que como todo bom Brasileiro você saiba o que é a pororoca, afinal de contas, isto só acontece aqui no nosso Brasil, se você não recorda bem o que é, tudo bem, acesse o site Brasil Escola e entenda melhor este fenômeno incrível.


Leitura: O Que é a Pororoca​​​​​​​


* Indiquei a leitura porque tratar deste assunto ( pororoca ) da outro artigo e esse não é meu objetivo, o que pretendo é apenas usar o fato para uma analogia simples ao movimento Growth Hacking.


A explicação é extremamente simples!


Da mesma forma que a pororoca, temos de tempos em tempos novas ondas no mundo do Marketing que se encontram em várias áreas do conhecimento, daí minha analogia a pororoca, que é o encontro das águas. 


No Marketing Digital, desde a onda dos vendedores on line denominados Afiliados e dos representantes de venda conhecidos pela aplicação do Dropshipping​​​​​​​ que é a venda direta de produtos de terceiros, até as ondas que transformam os ambientes corporativos a partir da inovação e superação de novos desafios vemos uma onda de inovação atrás da outra.


Ainda bem que é assim, isto é sinal de evolução, no artigo "Silvio Meira: Ondas de inovação serão mais impactantes e velozes​​​​​​​"​​​​​​​ criado por Bruno Garcia em 17/09/2013 para a revista eletrônica Mundo do Marketing temos uma citação que diz o seguinte:

Esta citação é de Silvio Meira, cientista, Chefe do Centro de Estudos Avançados de Recife (Cesar), pesquisador da área de engenharia de software e Presidente do conselho do Porto Digital.

​​​​​​​

De certa forma o movimento Growth Hacking existe a muito tempo, pode ser que hoje ele tenha uma nova roupagem em função da necessidade de mais foco por parte dos profissionais para ajudar as empresas em seu crescimento.

Entenda como é o perfil de um Growth Hacker

... e se você gostou do artigo faça um comentário abaixo, interaja e convide os amigos.

Compartilhe

Leia Também 

→ Porque da comparação do movimento Growth Hacker com a pororoca?

Funil da Jornada do Cliente

Esta é a parte mais fácil de explicar!


Independente da área de atuação um Growth Hacker é aquele profissional que busca desenvolver estratégias de crecimento inovadoras, ele tem em seu DNA a inquietude de buscar fazer aquilo que os outros não estão fazendo afim de gerar resultados superiores.


Estes dias eu estava acompanhando um grupo de Face quando vi um participante dizer mais ou menos o seguinte:


"Quando vejo que esta tudo ficando meio igual pesquiso outras soluções para desenvolver novas estratégias de crecimento para o meu negócio".


Em poucas palavras tive naquele momento uma das melhores definições do que é um profissional de verdade do movimento Growth Hacking!


Faça parte do Grupo no Facebook → Growth Hackers Brasil​​​​​​​

Gerar crescimento, isso sim é ser um Growth Hacker!​​​​​​​​​​​​​​

Como identificar o perfil de um Growth Hacker

Grupo Growth Hacker

Se por definição considerarmos que um dos objetivos do Marketing é a criação de estratégias de venda e que um Growth Hacker também é um criador de estratégias, poderíamos dizer que todo profissional de Marketing é um Growth Hacker ou vice versa?


Esta é a grande dúvida! 


É inegável a linha tênue entre um profissional de Marketing e um estrategista desta nova onda do Marketing Digital. Por uma questão de conceitos relacionados a análise do ambiente interno e externo das organizações e de suas necessidades, todo Growth Hacker deveria ter conhecimento minimo em Marketing, e um dia, quase todo “Marketeiro” poderá enfim se tornar um especialista Growth Hacker, por fim o que fará a diferença será a forma de obtenção de resultado, quanto mais único e inovador ele for, mais Growth Hacker será o profissional!

Como se Tornar Growth Hacker

Marketing X Growth Hacker

Ser ou não ser, eis a questão

No Marketing Digital existem informações estratégicas que serão descobertas apenas se você tiver um perfil investigativo de causa e efeito muito apurado e um conhecimento além daquilo que é perceptivo, as ações mais efetivas e que geram resultados no Mundo do marketing estão escondidas. 



Ser generalista pode ser o pontapé inicial para você chegar lá!​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​


Se você é um pesquisador e estudioso do Marketing Digital busque especializar-se em uma área que você goste, seja sim generalista mas não esqueça de ser também especialista em algo, particularmente tenho feito isso a algum tempo, de forma natural tenho me especializado em otimização para buscadores​​​​​​​ (SEO), o que eu mais gosto neste nicho do Marketing Digital é a abrangência de conhecimento que você deve ter para poder gerar resultado, a otimização passa por diversas áreas tais como a análise concorrencial e de negócios, não é possível uma otimização para buscadores de qualidade sem conhecer a empresa, o produto e a concorrência.



Se pergunte sempre!


Quais são as areas de conhecimento no mundo do Marketing que eu mais gosto e entendo com mais facilidade?



→ Esta será a sua área de atuação! ←


Acompanhe as tendências de mercado, participe de grupos, faça experimentos, seja obcecado em aprender e não desista nunca, seja um profissional de Marketing especializado em Marketing Digital e torne-se um Growth Hacker naturalmente naquilo que te da mais prazer!



Este é meu 13º artigo, espero que você tenha gostado!


Espero que a leitura deste artigo tenha sido de bom proveito para você, caso queira fazer contato para troca de experiências estou a disposição, abç. 




EXTRA: Este artigo foi publicado a mais de um ano e logo ocupou a primeira página do Google junto com os maiores players do Marketing Digital, busque saber por "Perfil de um Growth Hacker"

​​​​​​​

Ninguém se torna um Growth Hacker, simplesmente é!

Se isto é incrível é você que vai dizer

Ações de um Growth Hacker

Criei um "Hack" para ação de Facebook ...


Veja este "Hack" para posicionar no Google ... 


Olha este "Hack" para otimizar sua loja ...


Veja o "Hack" que apliquei em uma landpage ...


Criei um "Hack" de teste A/B ...

Revista Eletrônica Mundo do Marketing

"Se a criação das primeiras máquinas capazes de imprimir alteraram o mercado de forma relativamente lenta e ao longo de anos, as inovações mais recentes criam e dissolvem segmentos com grande rapidez, o que demanda uma dinâmica diferente das organizações"

Como se tornar um Growth Hacker

Artigo Bem Posicionado no Google

Um ano e três meses depois

Mais Um Bom Posicionamento no Google

Escrito por Artur Marcondes em 15 de Outubro de 2017

Deixe um Comentário

Última Atualização em 20 de Maio de 2019