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... escolhendo Produtos para Campanhas!

A MATRIZ BCG E O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS VISAM MELHORAR A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS

Perceba que vamos tratar aqui de um dos dos principais conceitos estratégicos que você precisa ter para iniciar ou desenvolver seu negócio, neste momento não importa que ele seja um negócio virtual ou tradicional, a questão é que tanto para um quanto para outro o caminho é o mesmo.

Já mencionei isto em posts anteriores, meu objetivo central é de te fazer perceber que o Marketing não é tão simples mas também não é tão complicado, é uma questão de detalhes, cada assunto abordado visto por você em seu tempo merecerá da sua parte um estudo mais aprofundado.


A partir do momento que você criou a sua empresa você também escolheu o seu nicho de mercado, definiu seu portfólio, determinou sua importância e hierarquia de valor para o cliente ao definir que tipos de benefícios seu produto ou serviço entregará ao consumidor, esta gerencia de produtos é muito importante para o desenvolvimento do seu negócio, dentre outras ações é a partir dela (da Gerencia de Produtos) que você conseguirá mensurar as fases do ciclo de vida dos seus produtos e serviços.

O assunto Gerencia de Produtos envolvem outros pontos tão importantes quanto o Ciclo de Vida de Produtos que abordaremos aqui. Encontrei um estudioso de Marketing com uma abordagem fácil de entender sobre o assunto, click no link a seguir e guarde nos seus favoritos para ver após nossa leitura. Mais-Sobre-Gerente-De-Produto


O que é preciso de agora em diante é acompanhar o desenvolvimento comercial destes produtos, você precisa definir qual é o espaço econômico e financeiro que cada item do seu portfólio ocupa ou ocupará na geração de receita do seu negócio, esta análise está diretamente ligada ao ciclo de vida de produtos e/ou serviços.



Vamos entender o conceito de ciclo de vida de um produto ou serviço.


Imagine um produto novo no mercado, sabemos que existe um processo para que este produto chegue ao consumidor, e neste momento, na maioria das vezes, este produto é uma novidade e continuará sendo uma novidade, até o momento em que a maioria do seu público alvo determinado tenha sido alcançado, durante este tempo, posicionamos este produto ou serviço em uma fase de lançamento, onde o crescimento das vendas e o lucro, são baixos, podendo até dar prejuízo, esta fase de posicionamento no ciclo de vida de um produto leva o nome de Introdução!

Entendendo o ciclo de vida dos produtos e a matriz BCG

... e se você gostou do artigo faça um comentário abaixo, interaja e convide os amigos.

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Ciclo de Vida dos Produtos

Após a fase de introdução a tendência do ciclo de vida dos produtos e/ou serviços é entrar na fase de Crescimento, isto significa que haverá aumento exponencial das vendas e dos lucros, neste momento cabe ao gerente de produtos o acompanhamento da concorrência que lança produtos similares para aproveitar o aumento da demanda afim de gerar receita para sua empresa.


Depois da euforia da novidade com a introdução do produto e com o aumento da demanda e da concorrência na fase de crescimento somos contemplados com a fase da Maturidade do ciclo de vida dos produtos e/ou serviços da sua empresa, neste momento as vendas se estabilizam possivelmente com um pequeno crescimento de mercado, aumento de concorrência em função da demanda e de promoções.

A duração da Maturidade de um produto é relativa, vários fatores influenciaram este período que em um determinado momento do seu ciclo de vida passará para na fase de Declínio, normalmente isto acontece quando um produto é trocado por outro, fica ultrapassado ou se torna obsoleto, hoje em dia temos a tecnologia como causa nesta fase do ciclo.

Todos nós sabemos que o mundo muda constantemente e que o mercado, os consumidores e os concorrentes estão em constante evolução, desta forma as estratégias de posicionamento, de gerenciamento e diferenciação dos produtos e das empresas são essenciais para o sucesso.



Agora que entendemos o Ciclo de Vida vamos conhecer a Matriz BCG

A Matriz BCG é a ferramenta mais famosa de gestão de Marketing para a análise de portfólio, nichos de mercado e de unidades de negócios e foi criada com o objetivo central de auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores de Marketing e Vendas.


  Vamos entender como funciona, veja a imagem a seguir!

Participação Relativa do Mercado

O quadro que expõe a Matriz BCG é de 2 x 2, é o mesmo estilo do quadro da análise swot, desta forma é possível perceber que existe uma relação da Participação Relativa de Mercado (Market Share) com o Crescimento do Produto no Mercado, a interpretação é simples, perceba que quanto maior for o Crescimento do Mercado maior será a sua Participação Relativa de Mercado deste produto em seu portfólio.


Quando o seu produto estiver nesta condição interpretativa citada acima ela estará no quadrante da Matriz conhecido como Estrela, sua participação de mercado será elevada, provavelmente um produto líder de mercado e que por isso sofre grande competitividade demandando altos investimentos Publicitários e de Marketing, com o tempo, no caso deste produto sofrer uma redução de crescimento de mercado ele poderá mudar de quadrante.


De certa forma os produtos com o passar do tempo navegam entre os quadrantes, com está visão você consegue perceber a relação do ciclo de vida dos produtos e/ou serviços com a Matriz BCG.


Quando um produto já está estabelecido e tem uma taxa de crescimento moderada com baixa demanda de investimento ele pertence ao quadrante Vaca Leiteira, com sua característica de geração de caixa alto e bom lucro ele pertence a base de produtos da empresa, perceba que em um determinado momento produtos Estrela podem passar a ser Vaca Leiteira.   



E quando um produto do seu portfólio passa a ser um estorvo para sua empresa, como podemos classifica-lo?


Neste momento ele passa a pertencer ao quadrante Abacaxi. Imagine um produto que não tem mais participação de mercado, com certeza poderíamos dizer que é um produto a ser evitado e que seu ciclo de vida está em fase de declínio, são produtos que não exigem mais investimento de espécia alguma e que dependendo da análise deverá ser descartado pelos gestores de produtos.


E quando existe uma dúvida o que é possível ser feito? As duvidas acontecem por isso o nome dado ao ultimo quadrante que iremos abordar é Em Questionamento. Neste momento temos um produto que pertence a um mercado com altas taxas de crescimento e com uma alta demanda de investimento só que em um momento dem baixa geração de lucro e receita e que por este motivo, conforme análise, poderá tanto passar a ser um produto estrela quanto um produto abacaxi. 



Ficou fácil entender a relação do Ciclo de Vida de Um Produto com a Matriz BCG?


Para entender melhor o seu negócio faça uma análise da sua concorrência e dos seus produtos, crie a sua Matriz BCG, distribua seus produtos de acordo com a sua importância econômica e ciclo de vida e fique atento as mudanças de mercado.


Conhecer a importância do seu produto para sua empresa é fundamental, continuidade e/ou descontinuidade do produto em relação ao mercado, saber qual é a sua condição deste produto no fluxo de caixa da empresa e a aceitação do seu publico alvo tem que fazer parte do dia a dia de quem faz a gestão do seu negócio.


A partir desta análise escolha os seu produto para campanha.


Não sei se é porque foi eu fiz este post mas parece que ficou claro como escolher um produto para campanha, o que você acha? Espere... pense agora qual o critério para escolher um produto para campanha... 


É simples...


  Os produtos do quadrante Vaca Leiteira tradicionalmente são os escolhidos para campanhas porque são produtos em um mercado maduro que geram bons lucros e requerem baixo investimento, isto não significa que você não vai investir em produtos Estrela que normalmente são produtos de lançamento e que em um futuro próximo serão Vaca Leiteira.

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Escrito por Artur Marcondes em 17 de Março de 2017

Última Atualização em 9 de Agosto de 2019