|

Se Precisar Autorize Pop Up

 Básico para iniciar um Planejamento Estratégico

  Minha intensão principal em meus artigos é de mostrar de uma forma simples e que todos entendam que o Marketing Digital não é só aparecer nas redes sociais ou criar uma boa LandPage, ou ainda de criar boas campanhas de e-mail e divulgar produtos, este artigo são para aqueles que não puderam entender o Marketing Digital por uma ótica um pouco mais técnica.

  Antes de tudo, antes de pensar em Planejamento Estratégico e até antes do próprio nome do seu novo negócio é preciso pensar em alguns conceitos, não basta querer fazer o que os outros fazem simplesmente porque parece que dá certo!

  Não adianta ouvir histórias e comprar sonhos, se iludir com métodos sem conhecer conceitos, o assunto é sério, empreender é sério e merece ser tratado com o pé no chão!


   - Agora é para valer!


  Leia atentamente, não se perca, em alguns momentos você vai se perguntar o que tudo isso tem a ver com Mix de Marketing no Marketing Digital e o Planejamento Estratégico, portanto não se engane, tem tudo a ver, sem a base destas informações o Marketing digital é na maioria das vezes um punhado de especulação, desorganização, sonhos perdidos e perda de tempo.


  A ideia aqui é de apoiar novos negócios e de dar um norte para quem tem um produto e a ideia da marca que irá compor a personalidade do seu negócio on line.


  Alguns podem falar que não, mas empreender é acima de tudo uma questão de instinto, muitas empresas começaram a partir deste estimulo.


  Você tem este perfil? A sua empresa começou assim? Tenho curiosidade em saber...


  O que acontece é que, mesmo que você não planeje nada é possível iniciar um negócio que pode durar uns 2 anos, um pouco mais ou um pouco menos, isto é estatístico!


  E se você puder implementar suas ideias a partir de alguns conceitos básicos, não seria melhor?


  O que você acha?


  Mesmo porque, baseado em seu Mix de Marketing no Marketing Digital, a qualquer momento você precisará desenhar um planejamento estratégico para organizar o fluxo das informações para a gestão do ambiente interno e externo da sua empresa, quando falo de ambiente quero dizer das coisas que influenciam seu negócio do lado de dentro e do lado de fora, como administrar e segmentar o seu público alvo por exemplo!

  No fim das contas todas as pequenas ações são de Marketing, gerar relacionamento é extremamente importante para o sucesso de qualquer empreendimento, gerenciar a demanda por seus produtos e serviços significa construir a satisfação do cliente pela declaração de valor e percepção de qualidade, este conjunto é a base do funil de Marketing que pode levar seu negócio a outro nível.


  Em uma outra oportunidade iremos conhecer “Business Model Generation” que além de um conceito é ao mesmo tempo uma ferramenta GRATUITA que permite um olhar direcionado a empresa, produto e mercado, este conceito já é muito utilizado on e off line e serve como um mapa visual de apoio ao planejamento estratégico e que serve também de apoio ao seu Mix de Marketing para o Marketing Digital da sua empresa, a novos negócios e a restruturação de negócios existentes.

  No Business Generation Model, ou simplesmente Model Canvas como é conhecido, será possível reconhecer e traçar o caminho que seu negócio tem que percorrer a partir do filtro das informações que quero compartilhar com você.


 Veja a imagem de um modelo de Canvas!

Planejamento Estratégico

Partindo do princípio que hoje você tem um produto ou serviço e uma ideia de Marca e que também conhece seu público - alvo, independente da sua concepção, o que é preciso fazer para começar?



  Se você já começou tudo bem, continue aqui porque pode acontecer de você “querer começar de novo”.


  Tendo começado ou não, será que você avaliou corretamente o seu produto e marca mesmo que por instinto empreendedor?


  Quero tratar um pouco deste assunto com você!


  Como eu disse, não se perca, o objetivo final será sempre de você levar o que é dito aqui para aprimorar os seus conceitos de negócios e as suas estratégias de Marketing independente da minha ajuda direta.


  Inicialmente vamos tratar do que eu chamo de os 4 P.A.C


  Não! Não é uma nova versão do Programa de Aceleração de Crescimento deles!


  Não resisti a brincadeira! Kkkkk


  Estou falando de conceitos tradicionais que podem ser unificados de acordo com a conveniência do negócio proposto, depois de um certo tempo novas ideias surgirão e contribuirão para o aprimoramento e desenvolvimento destes conceitos, criando assim novos conceitos.


  Isto é uma das Mágicas do Marketing de verdade que direciona o Marketing digital, o esportivo, o político, são muitos os tipos de marketing que transformam uma ideia de negócio a partir da mudança do comportamento social, econômico e financeiro, seja de uma Macro ou Micro região!


  Nossa, não quero complicar, tenho que me policiar, não é este o meu objetivo!


  Então quais são estes conceitos tradicionais que mencionei?


  Vamos analisa-los separadamente!


  4Ps: Componentes básicos de estratégia de Marketing, ou Mix de Marketing que compõe os principais itens para impactar o público – alvo foi criado por Jerome McCarthy por volta de 1950, popularizado e difundido por Philip Kotler autor do livro Marketing 3.0 o qual indico como leitura. Kotler tem uma visão a partir da organização em relação ao mercado, é como se fosse um de – para, ou seja, produto em relação ao mercado, preço em relação ao mercado, e o mesmo com praça e promoção, e por favor, não confunda aqui promoção com desconto, neste caso refiro-me a comunicação e formas de ação de vendas. (ex: promoção de vendas, publicidade, venda direta, mkt direto)


  4As: Componentes com olhar para o meio ambiente em função dos objetivos da empresa, este conceito foi desenvolvido pelo Professor Raimar Richars por volta de 1973, aqui a visão proposta é holística, é global, é a visão de dentro para fora e de fora para dentro. (Análise, Adaptação, Ativação, Avaliação)


  4Cs: Componente com foco no olhar do consumidor em relação a empresa, produtos e serviços, este conceito foi criado por Robert F. Lauterborn (Cliente, Custo, Conveniência, Comunicação) e em alguns momentos dizem que ele pode até ser confundido com o conceito dos 4ps.


  Eu entendo que esta confusão aconteça quando os conceitos são comparados com um olhar único de referência a cada um, o que você acha?


  Portanto, como seria um produto pensando nos 4P.A.C.?, Minha proposta é justamente de pensarmos na correlação de produto, cliente e mercado a partir de uma situação unificada, um olhar único utilizando os principais conceitos propostos simultaneamente e quantos forem necessários, você não acha que tem sentido?



  Como exemplo pense no formato de Produto x Análise x Cliente ou vice versa.


  No conceito dos 4 P.A.C simplesmente adaptamos tudo em um mix de Marketing a partir de uma situação proposta conforme a Missão, Visão e Valores desenvolvidos para o novo negócio!


 Se você se aprofundar neste assunto verá que existem outros conceitos, tem os “4Os”, tem outros tipos de “4As”, tem “8Ps”, tem alguns “Os” diferentes, “Cs” diferentes, e ainda tem pessoas buscando novos padrões de conceitos, o Marketing é uma área em constante evolução.

 Há ... e falando em Missão, Visão e Valor, vamos nos aprofundar neste tema mais para frente e entender onde estes conceitos se encaixam, vou começar a preparar algo!

  Continuando...

  Veja o quadro dos 4 P.A.C.:


Mix de Marketing para o Marketing Digital

Qual é a relação entre os 4 P.A.C?


  Será possível usar a imaginação para interligar os conceitos separadamente afim de criar uma visão mais ampla do seu negócio? Você pode pensar desta forma para qualquer tema que se relacionará com o objetivo do seu negócio.


  Pense comigo!


  Será que um determinado “C” foi prejudicado, ou pode ser prejudicado, ou será prejudicado por falta de estrutura de um determinado “A” em relação a um determinado “P”?


  Poderíamos dizer que um determinado “P” precisa de dois determinados “As” para influenciar um determinado “C”?


  Nossa, dois “As” Artur? Sim, porque não? 


  Haa Artur mas ai não é P.A.C é sim P.A.A.C. kkkkk

  Não se prenda a estes detalhes, as empresas são diferentes até mesmo quando o produto é igual, você consegue perceber que o conceito proposto pode ser mutante?


  Pensando assim fica fácil?  Eu achei!



  Não quero que você fique às cegas e concorde com tudo que estou escrevendo, se for possível busque individualmente conhecimento em relação aos 4Ps, 4As e 4Cs, comece pelo Tio Google e busque pelo nome dos autores que mencionei anteriormente para você entender melhor minha proposta de correlação entre estes conceitos.


  Para que possamos investigar o mercado relacionado ao seu produto é importante ter de alguma forma uma opinião formada em relação aos conceitos que formam o 4P.A.C..


  Se você não conhecer o seu produto de uma forma ampla como você espera conhecer o seu mercado e como será possível criar um Mix de Marketing no Marketing Digital para um planejamento estratégico que satisfaça a necessidade do seu cliente?


  Tendo esta base de conhecimento a sua mente irá trabalhar como nunca, com certeza você visualizará questões que talvez não tenha pensando em relação a sua empresa, cliente e produto, pensando nisso fique de olho nos próximos posts, darei uma continuidade lógica ao assunto abordado aqui para que você se sinta cada vez mais seguro em empreender ou melhorar o seu negócio.

  Além disso tenha em mente que...

  Além da importância de se conhecer alguns conceitos básicos de Marketing é necessário também que caso você seja o administrador direto do seu negócio não deixe outras questões em aberto para analise.
  Definir seu orçamento de Marketing e buscar construir uma Marca forte, se conectar com os clientes, criar estratégias e planos de Marketing, desenvolver ofertas de mercado, reconhecer oportunidades e entregar valor é a base de tudo.


  Continuando...


  Uma das maiores vantagens de trabalhar no mundo digital e com o marketing digital é a possibilidade de pesquisar mercado, consumidor, praça, enfim, neste "mundo virtual" está tudo na rede, insights, tendências, basta saber o caminho!


  Após a sua análise dos 4P.A.C você deve analisar o seu concorrente em relação a sua empresa e perceber até que ponto sua concorrência poderá influenciar a sua análise deste MIX de MARKETING (4P.A.C.).


  A ferramenta utilizada para analisar a sua concorrência vem do conceito das 5 forças de Porter, com certeza não tem nada a ver com a saga de Harry Potter...


  Estou brincalhão hoje hein kkkkk ....


  As 5 forças de Porter foi criada por Michael Porter em 1979 e busca entender a competição entre as empresas.


  Porque é preciso entender isso?


  Quando você for utilizar uma ferramenta on line para avaliar a sua concorrência você precisará ter o entendimento de quem é ela de verdade, qual é o conceito que define uma concorrência, a maioria das ferramentas on line classificam sua concorrência na maioria das vezes de uma forma muito genérica em relação aos seus verdadeiros concorrentes, é preciso estar atento, isto acontece devida a otimização errada ou até a falta de otimização do seu negócio virtual para os buscadores.

  Entendeu?


  Sempre ouvi dizer que uma imagem diz tudo, analise esta!

Mix de Marketing no Marketing Digital e a Analise Swot

Percebe o fluxo da informação?



  Em resumo primeiro você criou um esboço e avaliou o seu produto em relação ao mercado como um todo com o conceito dos 4P.A.C. e a concorrência com as 5 forças de Porter, será que a partir de agora e com estas informações podemos começar a desenvolver um Planejamento estratégico com o Model Canvas e desenhar o Planejamento de Marketing para o seu negócio digital?


 Epaaaaaa ... Planejamento Estratégico e Planejamento de Marketing Artur ?!?!?!

  Eu Te Disse ... Marketing Digital é mais que apenas usar ferramentas on line?!?!?!


  Nos próximos posts vamos tratar de entender outros conceitos importantes para o seu planejamento estratégico, iremos abordar matérias que levadas corretamente para o Marketing Digital serão de extrema importância para a tomada de decisão que influenciará o crescimento do seu negócio.


  Ainda vamos trocar muita ideia sobre:

  •   Entender a Análise Swot, 

  •   Aprofundar o entendimento das 5 forças de Porter, 

  •   Conhecer a Matriz BCG e sua aplicação,

  •   Conhecer Ferramentas de Análise on Line.

  •   Artigos Extras e muito mais.



    Clique abaixo em *receber notificações de novos artigos. 

    Nosso Contato - Clique AQUI

     Abç e até a próxima!  Artur Marcondes 17/05/2017

Autor: Artur Marcondes